39ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE NNOSSA SENHORA DO CARMO
OORGANIZAÇÃO
- A organização destes Jogos Florais cabem à Secção Cultural do Sport Lisboa e Fuseta sob a orientação da sua Directora e à Casa Museu Profª Maria José Fraqueza.
Há mais de vinte anos consecutivos que a Directora do Certame, vem realizando e dinamizando este concurso literário e homenageando através destes, os poetas mais destacados do seu concelho e do seu Algarve.
Sendo seu objectivo, para além do já realizado, homenagear também os poetas algarvios que mais se destacaram nestes Jogos Florais – concorrentes assíduos e em vida destes, porque merecem todo o nosso apreço e carinho. Igualmente procurar enaltecer todos quanto têm colaborado em Portugal e além fronteiras
Assim sendo, este ano, a escolha recaiu no poetas algarvio, natural de Salir
– ISIDORO CAVACO
– considerando o elevado número de prémios por ele obtidos nestes Jogos Florais e pela qualidade do seu trabalho, pela assiduidade permanente com que tem marcado a sua presença, igualmente reconhecido em outros concursos, não só em Portugal como no Brasil, sendo já um destacado poeta algarvio com alguns livros publicados onde revela o seu grande valor.
Isidoro Cavaco
- é um exemplo dos poetas que se escrevem com H maiúsculo, não só pelo seu valor da sua poesia, como pelo seu carácter de homem integro, bom companheiro, amigo dedicado.
A Directora Cultural
Profª Maria José Fraqueza
REGULAMENTO 1
– ADMISSÃO 1.1
- O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa, espanhola ou italiana
1.2 - Podem concorrer em dois níveis etários (quer sejam jovens ou seniores) mas deverão indicar a idade no exterior do envelope, juntamente com o pseudónimo. 2 - Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar as regras da poesia, nas variantes seguintes: 2.1 – Quadra Popular – tema livre
2.2 -Poesia Lírica (não se admitem sonetos)
Tema: “Enquanto a noite dorme nascem rosas”
(Isidoro Cavaco )
2.3. – SONETO
– subordinado ao tema: “És a Deusa que em versos sempre canto”
(Isidoro Cavaco )
3 – PROSA –
Conto ou texto subordinado ao tema:
“HOMENS DE TALENTO”
O texto não deverá exceder 2 páginas. A Apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4 . tipo de letra “Times New Roman” espaço 2, tamanho: 12.
4 – CALENDÁRIO
4.1 - Recepção dos trabalhos - até ao dia 15 de Maio de 2009, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prémios, deverá ser levada a efeito no dia 18 de Julho, no decorrer das Festas da Padroeira.
5. – ENVIO DOS TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:
SECÇÃO CULTURAL SPORT LISBOA E FUSETA
39ºs.Jogos Florais Internacionais de Nossa.Senhora.do Carmo
A/c Profª Maria José Fraqueza
APARTADO 71 8700 – 908
ANTÓNIO ISIDORO VIEGAS CAVACO, nasceu em Salir (concelho de Loulé) a 6 de Dezembro de 1935. Iniciou-se na Poesia em 1996, e desde então, passou a concorrer com assiduidade a jogos florais e concursos literários, nomeadamente: na Fuseta, onde tem alcançado inúmeros prémios. Tendo sido um destacado concorrente deste certame literário, merece a nossa gratidão e a presente Homenagem pelo prestigio que já alcançou, cuja acção vai além fronteiras.
Colaborador assíduo em rádios locais, colabora activamente em encontros de poetas, em colectâneas, antologias e em diversos jornais. Sócio da Academia Portuguesa de Poetas e do Mensageiro da Poesia.. Sócio fundador da Academia Antero Nobre e da Casa de Cultura Adolfo Macedo, tendo recebido em 1999 - o título de Poeta Trovador do Século XX, atribuído pela Casa do Mestre – Magé - Brasil. Igualmente em 1999 foi premiado no III Concurso da Cidade de Magé – Rio Janeiro – recebendo o prémio do melhor Soneto – concurso onde eu fui honrosamente membro do Júri e poderei comprová-lo.
O seu primeiro livro “Entre o Barrocal e a Serra”, merece os maiores elogios pelo seu amor à terra que o viu nascer e pela excelente qualidade dos seus poemas. Seguiram-se outras obras de destacado valor literário: Sonho e Realidade – Tradicionais – Piadas – Pétalas Douradas – Reflexos da Vida – Ao Sabor da Fantasia – e tantos outros que se seguirão.
Alguns dos seus Poemas figuram também em antologias brasileiras. O nosso homenageado é também Costeleta..
A Directora do Certame APOIOS:
Governo Civil do Distrito
– Câmara M.Olhão Junta de Freguesia.
Fuseta – Caixa Cred. Agricola
APARTADO 71 8700
– 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL
Para informações complementares:
Telefone: 289 793286O u Mail:
0 comentarios:
Publicar un comentario